[Resenha] Lendário – Stephanie Garber

Eu realmente tardei para trazer à tona minha opinião sincera a respeito desse livro, da mesma forma que demorei a lê-lo.

Acontece que Lendário e Caraval possuem discrepâncias gritantes, começando pela mudança de protagonista. Inicialmente, quando me deparei com a narrativa da Donatella, fiquei encantada, já que ela detinha as respostas que eu ansiava ao final do Caraval, contudo, o desenrolar da história além de terrivelmente entediante, se tornou maçante e irritante.

Vi em posts por toda a internet que diversas pessoas discordam de mim, mas minha sincera opinião é: Donatella é insuportável.

A forma como ela procura o perigo e toma atitudes inconsequentes sem sequer pensar ou se importar com como tal ato impactará aqueles ao redor dela, me causou certo asco. Entendo que a própria narrativa denota as divergências nas personalidades de Scar e Tella, porém o ponto de contato com a Scarlett é justamente que ela tem algo a perder, e é isso que a personagem humana e cativante. Minha percepção sobre a Tella é que ela nunca realmente arrisca algo, apenas se mete em problemas que poderiam ser evitados conscientemente e propositalmente. O único momento em que ela realmente se arriscou a incerteza foi quando apostou o coração, aceitando seus sentimentos conflitantes pelo Dante (o que foi um deleite).

Contudo, as ilustres presenças de Dante e Jacks tornaram a leitura muito melhor (se ignorar a protagonista). O Dante já tinha seu charme desde o primeiro livro e isso se intensificou cada vez mais e mais conforme nos entremeamos em Lendário, já Jacks causa fascinação e deslumbre, mesmo com seu mau comportamento e falta de requinte. Eu simplesmente me apaixonei pelas interações do Príncipe de Copas com a Tella, e mais ainda pelas relações com a realeza de Valenda, e confesso que me incomodou muito não saber qual foi a promessa feita para as estrelas e que Dante realmente deixou a Donatella jogada nas escadas como se não tivesse importância (ao mesmo tempo que adorei quando Jacks chegou para ajudá-la).

Por fim, o livro como um todo pode ser considerado bom, mas nem chega perto da magnificência de Caraval. Do meu ponto de vista, realmente deixou a desejar e não supriu as minhas expectativas.

Qual a sua opinião sobre isso?

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora